30 outubro 2015

Fascismo Nunca Mais?

Uma das principais notícias desta semana foi, claramente, a da providência cautelar instaurada por Zézé Filósofo contra o Correio da Matina. Qual Agência de Censura do Lápis Azul, a Juíza Floribela Moreira avançou com a providência cautelar, proibindo assim "os jornalistas de 'editarem, publicarem ou divulgarem (...) o teor de quaisquer elementos de prova' constantes do referido inquérito, ou seja, da Operação Marquês, que conta já com dez arguidos." (In CMTV).
Há quem diga isto se trata de censura, tal qual o tio Salazar gostava. Pessoalmente, acho que já era tempo de alguém calar a CMTV. Não é que repudie conteúdos televisivos e jornalísticos de baixa qualidade, quase parolo... Estou a brincar, claro que repudio. E já era tempo de acabarem com tal lixo intelectual. No entanto, como a História nos conta, a censura é o mal de todos os mundos, pior que a Ébola e as músicas da Ágata juntas. E por pior que seja este (e qualquer outro) jornal sensacionalista português, não é ao tentar calar que se deixa de consentir. Pior ainda Zézé, só lhes deste mais protagonismo.

Que o Zézé é um visionário, já todos sabíamos, que ele andava a cortejar uma juíza é que ninguém sabia. Pois só uma juíza cortejada se dá ao trabalho de tal providencia para um ex-recluso... Ou então gosta só de apanhar sabonetes.

Apesar do desprezo por essa trupe que é a CMTV (e não aquela que foi proibida de praxar por estarem embriagados), estou com eles nesta luta, nem que seja só através do espírito. Pois findados 40 anos, é desprezível ainda se brincar com aquilo porque todos os nossos avós lutaram no passado: a garantia de eu estar a escrever este texto sem medo que o padre da aldeia me venha chicotear para expulsar o demónio de dentro de mim e os agentes da PIDE me torturem na esperança que eu diga onde diabo e quando são os ensaios da Ordem. Mas, tal como todo o profeta ouve à quando a sua subida ao etéreo opástico, "não te ajoelharás por mais ninguém".

E 40 anos depois, nem a CMTV nem ninguém se deve ajoelhar por tiranos corruptos ainda assombrados pelos fantasmas do passado. E 40 anos depois, o Zé (desta vez o Povinho), ainda não exausto de ser sodomizado por governos e governos (pseudo) utópicos, continua a achar que se deve acrescentar pontos percentuais de abstenção nas eleições por cada ano de (pseudo) democracia que (sobre)vivemos.

Pois Zé Povinho, há tanto tempo para ver os reality shows do domingo à noite como para se preocupar com o presente e o futuro. Pois lutar pela democracia é fazer com toda a certeza que o Fascismo é mesmo para nunca mais.

Sem comentários: