04 dezembro 2015

8 motivos para ires ao Festival da Ordem.

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Os estudantes não têm hoje a força que já tiveram: em geral, a um estudante atribuía-se um espírito inconformista, irreverente e de uma resistência inabalável. Os estudantes costumavam sempre ser os primeiros a vir para a rua fazer valer os seus direitos e, claro está, quando algo mudava, era razão para celebrar. Assim o fizeram os estudantes de Braga já em 1640, e consta que foram dos primeiros, quando acabou o domínio filipino em Portugal e o poder voltou às mãos dos Portugueses. Todos os anos os grupos culturais da Universidade do Minho festejam a Restauração da Independência, cada vez mais desvalorizada, ao ponto de já não ser feriado nacional e, este ano, em Braga, já nem se festejar do dia 30 para o dia 1, como era tradição. Todos os anos também, a Ordem Profética faz uma actuação que provoca ansiedade geral e terror ao Reitor e à Associação e, isso, garantimos que se mantém. Poder-se-á até perguntar porque ficou este ano o 1º de Dezembro para depois das eleições académicas...


Num horário digno dos programas do João Baião (como já referimos), profetizamos que uma actuação lendária terá lugar no palco do Parque de Exposições no próximo domingo. Hoje é dia da rubrica “O Profeta Explica” e aproveitamos a oportunidade para te elucidar porque deves colocar que vais no evento do Facebook, e depois compareceres mesmo.

#1. É a celebração de um acto de heroísmo. De um tipo de heroísmo muito particular: aquele heroísmo que nem todos concordam que o seja. É pois um heroísmo polémico. O Primeiro de Dezembro não foi salvar um bebé de uma casa a arder ou resgatar um gato do topo de uma árvore. Foi um acto de derrubar uma força governativa, de reclamar para nós o que é nosso por direito, algo porventura estranho a uma nação que tem sido violada no seu sono. Celebre-se o Primeiro de Dezembro tal como os estudantes o fizeram na rua em 1640! O espírito do Primeiro de Dezembro é aquele do estudante, é uma lição de História para todos nós.

#2. É o nosso festival. Todos o sabem. Se há evento organizado pela Associação Académica que espelha o nosso espírito, é aquele que celebra os acontecimentos da Restauração da Independência. Ouve-nos, testemunha a nossa actuação, convive connosco e, no final, vamos todos defenestrar o Rei Tó na Sé de Braga.

#3. Ainda assim, ironicamente, este evento não deixa de ser organizado pela AAUM. Nós escrevemos piadas, inventamos músicas, fazemos teatros... Incluindo sobre a Associação. Tudo para apresentarmos no festival que esses fascistas organizam, o que torna tudo mais divertido. Pelo menos nós achamos.

#4. A nossa actuação será durante a tarde. Domingo à tarde, tu a stressares porque no dia a seguinte é segunda-feira. O que fazer?! Vai à Récita. Arranja uma companhia, compra os bilhetes, senta-te e espera por nós. Podes passar as actuações todas das tunas na marmelada com o teu par, como preferires, só tens de tomar atenção quando sentires aquele ambiente de nervosismo e expectativa. Aí sim, chegou a nossa vez. Se tiveres filhos adolescentes, leva-os. Evitas a tua primeira sex talk como pai ou mãe, porque as nossas actuações são sempre muito lúdicas no aspecto político mas não só. Se tiveres uma filha com 18 anos ou mais, podes levá-la ao backstage também, nós tomamos conta dela.

#5. O after-Récita é do caralho. E, repara bem, a nossa actuação é à tarde. Significa que o nosso after será longo e cheio de folia. A nossa actuação não será circunscrita ao palco do PEB, estender-se-à para a rua para continuar a comemoração deste grande evento. Vamos tentar não ser acusados de terrorismo, se bem que por essa altura o maior atentado já terá sido concretizado, ainda em palco.

#6. O 1º de Dezembro é um evento de grande produção profética. No último mês do ano, muitas Profecias são reveladas sobre o ano seguinte. A grande concentração de Profetas permite também um maior controlo sobre essa ciência maldita que é a designação do futuro. Não prometemos que saibas se no ano de 2016 vais mais vezes ao ginásio ou se vais ter mais dinheiro para os teus gastos, mas alguma profecia há-de ser proferida entre nós quando já tivermos emborcado uma quantidade de álcool considerável. O que muitas fãs acabam por ouvir é... "Esta noite vais dormir comigo".

#7. Em Maio fazemos 25 anos. Por isso, este ano lectivo está a ser especial para nós. Temos muitos planos até ao nosso aniversário no Enterro da Gata, contem com grandes eventos ao estilo profético numa antecipação muito activa. Um dos eventos em que estamos a investir muito é, naturalmente, no nosso festival.

#8. É uma oportunidade para conviveres com os Profetas. Os membros da Ordem são vários e muitos Profetas certamente levarão uma vida que em alguns aspectos não será diferente da tua: estudam na universidade e tu cruzas-te com eles diversas vezes por semana. Outros talvez nem tanto, ou até nunca no caso de já não estudarem, mas a Ordem é mais do que cada um dos seus membros, e é enquanto colectivo que a magia acontece. Se queres conhecer os Profetas, aparece e vem ter connosco!

   

Sem comentários: