04 fevereiro 2016

Remember the Alamo


Este texto que vos escrevo hoje incluirá um momento de história mundial. Acreditem-se na veracidade deste texto, incluído na íntegra no "Index Propheticum" e não disponível na BGUM, pois é o testemunho do Profeta Carlos Ray Norris, um profeta da Revolução Industrial que tal como tantos outros foram para a América em busca de Ouro, Whisky e petróleo barato, na conquista do Oeste. Profeta Norris, conhecido em toda a zona sul americana pelo seu indomável talento em ganhar jogos de póker com apenas dois pares e cortejar donzelas sem ter que lhes pagar mais do que um shot de whisky, esteve presente nesta fatídica batalha. Conto-vos então as palavras dele, tal como ele as diria.

A 23 de Fevereiro de 1836, durante a Revolução Texana, uma ocupação de 13 dias foi feita pelas tropas mexicanas comandadas pelo Presidente General Santa Anna (doravante mencionado como Sant'Anna). Sant'Anna lançou uma ofensiva intitulada de "A Missão do Álamo", para uma zona onde hoje se situa a cidade de San Antonio, no Texas. Sant'Anna, com uma força militar de 1800 homens, lutou contra os beligerantes da República do Texas, liderados por William Travis e James Bowie (não sendo este tio avô do Ziggy Stardust, desenganem-se), que contavam apenas com a força de 260 homens. Durante 10 dias, as tropas de Sant'Anna lutaram contra as tropas Texanas, onde Travis e Bowie não tiveram outra solução se não pedir reforços, em vão, e fazer uma retirada estratégica. Na manhã de 6 de Março, a armada mexicana avançou para a base do Álamo, invadindo-a e dizimando assim 257 texanos, que não conseguiram fazer nada senão perecer às mãos do inimigo. A notícia espalhou-se, e a população juntou-se à armada texana, tanto por ansiedade de combater como por pânico, sendo conhecido este movimento migratório como o "The Runaway Scrape". Esse movimento despoletou um ódio pelos mexicanos num nível tão elevado que comparativamente à propaganda de Donaldo Trumpo sobre os mexicanos quase parece um ciúme de casais, acabando com a invasão mexicana na Batalha de San Jacinto a 21 de Abril de 1836. Essa batalha, findada em apenas 18 minutos, foi vencida pelos texanos liderados pelo General Sam Houston. Antes do inicio da batalha, Sam Houston relembrou os seus soldados da batalha do Álamo e como o Sant'Anna dizimou todos os texanos sem deixar prisioneiros, e que estes lutadores da independência se deviam "relembrar do Álamo". Não havia sobreviventes, apenas a vitória ou a morte eram opções.

Hoje, em pleno 2016, encontramos-nos no mês de Fevereiro, um mês aguardado sempre com grande ansiedade pela comunidade académica, uma vez que esta representa o fim dos exames; o início de um novo semestre; a comemoração dos 180 anos da Batalha do Álamo, e uma eufórica semana que se avizinha. Nós, a Ordem Profética, deixamos aqui um memorando para todos vós: "Remember the Alamo", não deixem prisioneiros como o Sant'Anna fez e vençam esta batalha que é o curso universitário, pois nem a Gata sobreviverá a este semestre (mas voltaremos a este tópico posteriormente). Mas por enquanto, venham divertir-se conosco, convosco, todos juntos e todos nus, nesta ode ao Texas e aos Texanos que celebramos, pois a primeira Quarta-Feira do semestre não pode passar despercebida, e o caos (vulgo, "o Texas") é prometido. E não se preocupem, pois no fim da noite quem paga é o Sant'Anna.

Sem comentários: