14 fevereiro 2016

E tudo a tua amiga levou.


Hoje, o texto da rubrica "O Profeta Explica" é dedicado aos homens que, por essa Rua Nova de Santa Cruz fora, tentam a sua sorte à quarta-feira à noite: falamos dos predadores e, porque em todos os palcos da vida há sempre um adversário, das "mãezinhas" que lhes sabotam os ataques. Qualquer que seja o seu meio de caça (bater coro, a "kizomba manhosa", etc.), se estás nesta vida há tempo considerável certamente terás deparado com os predadores e estas "mãezinhas" que protegem as suas "crias". Apesar de Profetas, também nenhum de nós está a salvo deste infortúnio que passaremos a descrever, pois se é verdade que somos venerados por muitas, também as há, embora poucas, aquelas que nos rogam pragas. Muitas vezes, este desprezo tem origem num amor profundo que azedou.


Imagina que estás na tua discoteca de eleição, já meio toldado pelo álcool, e fizeste uma abordagem bem-sucedida a uma rapariga atraente que se encontrava nas imediações. As coisas tornam-se cada vez mais quentes, as piadas cada vez menos inocentes, os sorrisos trocam intenções, forma-se aquele brilho no olhar: o caminho está traçado. Estão a dançar e a tensão sexual já está a ser convertida em contacto físico. Contudo, nesse momento, quando já estás a sentir aquela adrenalina da conquista misturada com o prazer da antecipação, tudo acaba.

Acontece que essa bela rapariga, naturalmente, não veio sozinha. Nas imediações também, estava um grupo de amigas suas, cada uma com os seus planos para a noite: umas no engate e outras, tendo namorado, ficando-se pela companhia do grupo. Uma delas, provavelmente uma das que não quer ficar sozinha enquanto as amigas se aventuram, decide que a bela moça que conquistaste não está bem e tem de ser resgatada, portanto procede a chegar-se à nossa beira, e começar a puxar a amiga pelo braço, destruindo todo o nosso esforço de uma (ou parte de uma) noite. Atenção: nós não as censuramos se o motivo for altruísta, se o gajo for mesmo feio ou se há compromissos a honrar (como levá-la a casa), também já resgatei amigos meus das mãos de outrém (principalmente quando são gordas). Contudo, a dúvida impõem-se: quais são as razões deste comportamento de "mãezinha", será de verdadeiro altruísmo? Ou será o medo de ficar sozinha, a inveja de não ter habilidade para a conquista?


Reconheço a importância de não deixar ficar ninguém para trás, a amizade deve ser valorizada acima de prazeres temporários, por muito intensos que sejam. Contudo, esta priorização deve ser feita com cautela, para não impedir ninguém de poder viver a sua vida como quer. A possessividade, na amizade, é um veneno que mata. A honestidade, contudo, é uma valor intrínseco a essa relação e deve ser praticada em todos os momentos. Meninas que saem para a noite na busca de companhia, expliquem as vossas intenções às vossas amigas, certifiquem-se de que estas, que se diferenciam na noite por outros objetivos, têm consciência de que poderão ficar sem a vossa companhia.

Os Profetas são, como já foi referido, adorados por muitas. São, ainda assim, irresistíveis para muitas mais, mesmo aquelas que, por vezes, dizem às amigas: "tem cuidado com os de roxo". A Luz Profética, de tão verdadeira, pode por vezes cegar quem a si mesma mente. Por isso, nós dizemos:

Fala, mas não sejas ingénua.

Dança, mas não sugiras mais do que o que queres.

Fode, mas não tenhas expectativas de continuidade.

Uma amiga que te impede do que tu queres é uma amiga egoísta. Não deixes que se perca a magia da sedução, o fervor das paixões nocturnas, a luxúria das one night stands. Porque se tu não colheres os frutos do que semeias, outras o farão, e serão recompensadas por darem mais valor. A vida só é longa para quem não vive intensamente com a vontade de retirar de cada momento tudo o que ele pode dar.


Por falar em momentos intensos, amanhã, dia 15 de Fevereiro, haverá festa da Ordem Profética no B.A. de Braga, bem quente e sensual, em antecipação ao nosso 25º aniversário em Maio:
Aparece e escolhe o teu roxo favorito.

Sem comentários: